Coloque Seu E-mail  e Receba Dicas exclusivas.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS DICAS DE SAÚDE REMÉDIOS CASEIRO

Os 11 Benefícios Do Alho que Você Precisa Saber

O alho é um alimento bem simples e poderoso. Além de dá um toque especial nas refeições, um tempero sem igual, também é considerado uma fonte de saúde, ou seja, ajuda prevenir e combater doenças. É um remédio caseiro poderoso para várias doenças, pois é rico em nutrientes e substâncias, como a alicina.

O alho também contém vitaminas A, B, C e E, e os minerais potássio, fósforo, cálcio, sódio e ferro. Portanto, ele é capaz de ajudar o corpo na proteção contra bactérias e fungos, evitando doenças. Veja os 11 benefícios do alho para a saúde.os benefícios do alho1. Alho para o coração: O alho tem sido usado para prevenir e tratar doenças cardiovasculares, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o risco de ataque cardíaco. Então, podemos citar aterosclerose ou endurecimento das artérias, que aumenta o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Ele também possui propriedades anticoagulantes e pode evitar coágulos sanguíneos que resultam em maior risco, como um ataque cardíaco.

2. Alho para prevenir o câncer: O alho é conhecido por suas propriedades antibacterianas que ajuda impedir  o desenvolvimento das células cancerígenas, ou seja, o processo de formação do câncer.

3. Alho para combater gripe: O alho ajuda fortalecer os glóbulos brancos para combater infecções e estimular outras células que combatem infecções virais e bacterianas. Também atua como descongestionante e expectorante.

4. O alho é antioxidante: Fonte de propriedades antioxidantes ele ajuda neutralizar o danos causado pelos radicais livres, responsável por espalhar doenças e acelerar o envelhecimento precoce dos tecidos. Por isso, consumi-lo regularmente, de preferência cru, é infalível contra as bactérias.

5. O alho é um antibiótico: O alho contém propriedades antibióticas naturais, como a alicina, uma substância encontrada naturalmente, que ajuda prevenir gripes, infecções de garganta e intestino.

6. Alho para tratar a acne: A alicina presente no alho tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anti-sépticas que podem destruir as bactérias que causam a acne. Além disso, graças às propriedades anti-inflamatórias, também ajuda reduzir o inchaço, a dor e a irritação.

O alho pode ser aplicado topicamente na pele, esfregando uma fatia fina sobre suas espinhas para secá-las rapidamente. Aplique somente na espinha e deixe por 5 minutos, em seguida, lave com água, sabonete e seque bem. Quando fizer esse procedimento não se exponha ao sol ou faça à noite, para não correr o risco de queimar a pele.beneficios do alho7. O alho melhora a digestão: O alho ajuda regular o funcionamento do estômago e, assim digerir melhor os alimentos, porém, não é recomendado para quem tem problemas gástricos. Além disso, favorece a eliminação de resíduos do organismo e previne inflamações estomacais e intestinais.

8. O alho é antifúngico: É um excelente antifúngico, sendo muito usado para tratar infecções por fungo, como a micose que afetam qualquer parte da pele, a onicomicose nas unhas e candidíase que infecta a boca, vagina e órgão genital. Esmague um ou dois dentes de alho até criar uma pasta e aplique uma vez por dia na região infectada.

9. O alho combate a queda do cabelo: O alho contém propriedades que ajuda o cabelo crescer forte e saudável. O óleo de alho é uma alternativa eficaz para combater a queda do cabelo, uma vez que elimina bactérias e fungos, responsável por enfraquecer a raiz capilar.

10. O alho reduz o colesterol: O alho é um grande aliado contra o colesterol e triglicerídeos altos, contribuindo para reduzir a liberação de triglicerídeos do fígado para o sangue e tem propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes, ajudando reduzir o colesterol.

11. O alho acelera o metabolismo: O alho tem ação termogênica, isto é, aumenta a temperatura do corpo, acelerando a queima de calorias, sendo ótimo para quem quer perder peso.

Segundo especialistas, a melhor forma de consumir o alho e aproveitar todos os seus benefícios é consumi-lo cru, pois suas propriedades são preservadas e contribui para nos mantermos com saúde.

Entretanto, algumas pessoas não devem utilizar o alho como remédio caseiro, por isso, converse com o seu médico antes de usá-lo.

Apesar de todos os benefícios do alho, é contra-indicado o consumo excessivo se a pessoa for submetida a uma cirurgia, uma vez que aumenta o risco de sangramentos devido ao seu efeito anticoagulante.

Ele deve ser consumido com cautela por pessoas que tomam hipoglicemiantes, pois pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Embora o consumo regular do alho no preparo das refeições não seja contra-indicado durante a gravidez e lactação, recomenda-se evitar o consumo excessivo de suplementos de alho, pois podem aumentar o risco de hemorragia e alterar o sabor do leite materno.

Também não se deve usar o alho topicamente em crianças, ele pode causar reações alérgicas, erupção cutânea e queimaduras na pele.

Facebook Comments

Gostou do artigo?

Coloque Seu E-mail e Receba Meus Dicas exclusivas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.