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ALIMENTOS SAUDÁVEIS DICAS DE SAÚDE

Os 7 Benefícios da Batata Doce na Dieta

Os benefícios da batata doce são numerosos e, por isso é importante tentar incluir na sua dieta. Nos últimos anos, a batata doce ganhou fama como um alimento poderoso para as dietas de emagrecimento e ganho de massa muscular.

Além de ser consumida antes do treino para dar energia, a batata doce também pode ser utilizada na refeição pós treino, pois é rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Entretanto, deve ser consumida  com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.

A batata doce conquistou mais espaço no cardápio ao se tornar a queridinha dos praticantes de musculação. Ela é considerada o carboidrato ideal para os atletas, supera os outros tubérculos em vários nutrientes e, possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata inglesa.

A batata doce é rica em fibras, cálcio, potássio e vitamina A, nutrientes importantes para manter a saúde intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Também apresenta baixo índice glicêmico, ou seja, ajuda manter a glicemia estável, impede a formação de gordura, diminui a fome e controla problemas como diabetes.batata doceA melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é consumindo cozida, assada ou em forma de purês e sopas. Não é recomendado consumi-la frita, pois a fritura aumenta a gordura na batata, prejudicando a saúde.

A batata doce é uma fonte de carboidrato muito saudável e benéfica para a dieta, por isso é bastante consumida por quem quer emagrecer. Além de perder peso, também possui vários benefícios para a saúde. Vamos Conferir?

1. Ganhar massa muscular: A batata doce contém fibras e potássio. As fibras são essenciais para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável e reconstruir os músculos. Já o potássio, é um mineral que desempenha um grande papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e nas funções nervosas.

Atletas e outras pessoas envolvidas no treinamento intenso geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.

2. Emagrecer: Por conter alto teor de Fibras e Proteínas, a batata doce dá uma saciedade mais prolongada, ou seja, você demora mais tempo para sentir fome novamente. Também ajuda reduzir o açúcar no sangue, os picos de insulina e diminui a gordura da barriga.

Para emagrecer inclua a batata doce na sua dieta, não esquecendo de adotar uma alimentação balanceada. Ela contém carboidratos, porém, tem baixo teor de calorias e, por isso, ela é indicada tanto para o emagrecimento como ganhar massa muscular magra, já que a absorção dos carboidratos no nosso organismo são mais lentos.

3. Cabelos: A batata doce é um alimento rico em vitamina A e betacaroteno, nutrientes fortalecedores e que promovem o crescimento do cabelo.

Ela também pode ser usada como máscara de tratamento para hidratar e devolver o brilho natural aos cabelos. Para hidratar cabelos secos faça a seguinte máscara!

INGREDIENTES:

  • 1 batata doce cozida e espremida
  • 1 copo de iogurte
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco

PREPARO:

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea, aplique nos fios e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxague.

4. Saúde do coração: Os altos níveis de vitamina B6 e potássio encontrados na batata doce proporcionam excelentes benefícios para o coração.

A vitamina B6 tem a propriedade de decompor a homocisteína, uma substância química que contribui para enrijecer e bloquear vasos sanguíneos das artérias.

O potássio ajuda manter equilibrados os níveis de fluidos e a pressão arterial suprir as células do corpo com eletrólitos, que ajudam regular os batimentos cardíacos.

5. Previne o câncer: A batata doce é rica em betacaroteno, sendo um alimento muito importante na prevenção do câncer de próstata.

Médicos afirmam que o betacaroteno pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e o câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa.

6. Fonte de antioxidante: O elevado teor em vitaminas antioxidantes (A, C e E), dá à batata doce propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a estimulação do sistema imunológico e maior resistência a infecções.

7. Estimula o intestino: A batata doce é rica em fibras que ajudam no bom funcionamento do nosso sistema digestivo. Essas fibras estimulam o trânsito intestinal e ajudam o nosso corpo eliminar as toxinas.

É importante ressaltar que, caso você queira adotar uma nova dieta, recomenda-se procurar um profissional para orientar sobre as necessidades do seu corpo.

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