Coloque Seu E-mail  e Receba Dicas exclusivas.

DICAS DE SAÚDE EMAGRECER RECEITAS REMÉDIOS CASEIRO

Os 10 Benefícios do Vinagre de Maçã para a Saúde

O vinagre de maçã é especialmente utilizado na culinária, porém, contribui para outros benefícios na saúde e beleza, como auxiliar na digestão, combater infecções, perder peso, dar brilho aos cabelos e cuidar da pele, enfim. Consequentemente, são diferentes benefícios que o vinagre de maçã proporciona.

O vinagre de maçã é bastante utilizado na preparação dos alimentos. Mas, atualmente, também vem sendo utilizado para fins medicinais e, principalmente, para ajudar no emagrecimento. Ele possui ácido acético e enzimas que são antioxidantes, fibra solúvel e minerais, como o potássio. Conheça a seguir os 10 benefícios do vinagre de maçã.

vinagre de maçã1. Perder peso

O vinagre de maçã aumenta a sensação de saciedade, consequentemente, comemos menos, reduzindo a ingestão de calorias. Entretanto, a prática de hábitos saudáveis, como a realização de atividades físicas é um fator determinante para acelerar no emagrecimento.

Segundo pesquisas, consumir diariamente 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã, diluído em um copo água antes do almoço e jantar, reduz 2kg em 1 mês.

2. Auxiliar na digestão

Devido à sua fermentação, o vinagre de maçã é rico em enzimas que ajudam na digestão do alimento e aceleram o esvaziamento gástrico, protegendo o estômago e, assim, facilitando a digestão.

3. Aliviar dor de garganta

A acidez do vinagre de maçã dificulta a sobrevivência das bactérias que provocam a inflamação e para eliminar a dor de garganta, misture uma colher (sopa) de vinagre de maçã com 2 colheres (sopa) de água e faça o gargarejo três vezes ao dia.

4. Eliminar toxinas do corpo

O vinagre de maçã aumenta a capacidade do fígado eliminar as toxinas do corpo. E, os ácidos presente no vinagre são os responsáveis pela eliminação dos radicais livres e outras toxinas armazenada no sangue e órgãos, evitando o surgimento de doenças.

5. Reduzir o colesterol

O vinagre de maçã facilita a redução do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos e o aumento do colesterol bom (HDL), ou seja, isso é eficaz para a proteção do sistema cardiovascular, evitando o aparecimento de doenças ligadas ao coração.

6. Manter pele e cabelo saudável

O vinagre de maçã é rico em vitaminas A e E, ajuda a prolongar a elasticidade da pele. Na pele pode ser usado como um tônico facial, pois possui a ação adstringente e favorece o controle da oleosidade.

Além disso, ainda alivia irritação na pele causada por picadas de insetos e, sem falar que lavar os cabelos com o vinagre ajuda deixá-la com os fios super brilhosos. Ele pode ser aplicado quando o cabelo estiver ressecado, para fechar as cutículas, dar brilho, fazer limpeza do couro cabeludo, removendo oleosidade e prevenindo a queda dos fios.

7. Aliviar queimadura solar

O vinagre de maçã é capaz de aliviar queimaduras de sol de forma eficiente. Para isto, basta misturar 2 colheres (sopa) de água com 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã, em seguida, com uma gaze ou algodão molhado, aplique sobre a área afetada.

8. Prevenir a caspa e calvície

O vinagre de maçã ajuda diminuir a oleosidade, pois possui ação antifúngica e promove a limpeza do couro cabeludo, assim, evita a caspa e calvície, porém, deve ser usado apenas três vezes por semana e, em outras palavras, não se exponha ao sol quando utilizar o produto, porque pode causar queimaduras devido a sua acidez.

Misture a água com o vinagre (em quantidade igual) e aplique no couro cabeludo massageando levemente com as pontas dos dedos. Deixe a mistura agir por 10 minutos. Lave o cabelo e evite o excesso de cremes e condicionadores, uma das causas da oleosidade no couro cabeludo.

9. Remover Verrugas

É um grande aliado para eliminar as verrugas, pois ajuda a queimá-las. Entretanto, recomenda-se utilizar óleo de girassol (outro que você tiver) ou vaselina para proteger a pele saudável em volta da verruga.

Molhe um algodão com vinagre de maçã e coloque sobre a verruga de manhã e a noite. Para potencializar, coloque Band-Aid para segurar o algodão por mais tempo sobre a verruga. Após alguns dias, as verrugas desaparecerá!

10. Eliminar o mau hálito

O vinagre de maçã , mesmo com o cheiro e gosto forte, ajuda eliminar o mau hálito. Para isso, misture duas colheres (sopa) de vinagre e uma colher (sopa) de sal diluídos em um copo de água (200ml) e lave a boca.

Contraindicação:

  • Pessoas que tem problemas gástricos não deve consumir muito vinagre e, se sofrem com úlcera devem evitá-lo, devido ao grande teor de ácido.
  • O uso excessivo de vinagre de maçã pode desgastar o esmalte dos dentes.
  • Pode interferir no funcionamento de medicamentos para diabetes e hipertensão, especialmente diuréticos.
  • Causa queimadura, vermelhidão e ardor, quando o ácido é colocado diretamente na pele, sem diluir com água e com grande frequência.
  • Portanto, é recomendável utilizar o vinagre de maçã para tratar ou prevenir problemas de saúde, de acordo com orientação médica.
Facebook Comments

Gostou do artigo?

Gostou do artigo?

Coloque Seu E-mail e Receba Meus Dicas exclusivas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.