Coloque Seu E-mail  e Receba Dicas exclusivas.

DICAS DE SAÚDE FRUTAS

Os 9 Benefícios da Goiaba para a Saúde

os 9 benefícios da goiaba para a saúde.  A goiaba é uma fruta com grande valor nutritivo e propriedades medicinais, devido ao seu conteúdo em vitamina C, A e B. Existem diversas variedades de goiaba, onde podemos encontrar algumas que tenham polpa rosa-escura e, outras amarelas, vermelhas ou brancas.

Além de ser uma fruta saborosa, a goiaba traz muitos benefícios para nossa saúde. Ela é rica em em fibras e vitaminas, como a vitamina C, além de cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro. Confira os 9 benefícios da goiaba para a saúde. 

Os 9 Benefícios da Goiaba

1. Aumenta a imunidade

A goiaba contém vitamina C, que desempenha um importante papel em relação à imunidade, protegendo o organismo de inflamações e infecções, por exemplo. Vale destacar que a goiaba contém quatro vezes mais vitamina C do que a laranja.

2. Proporciona saciedade e perda de peso

Adicionar uma goiaba à rotina alimentar pode ajudar a pessoa a se sentir satisfeita por mais tempo, por conta do alto teor de fibras. Assim, o consumo da fruta, juntamente com atividade física regular e alimentação adequada, pode contribuir com a perder peso sem comprometer a saúde, uma vez que também é rica em vitaminas, proteínas e minerais.

3. Trata a diarreia

Esta fruta tem propriedades adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas que ajudam a diminuir tanto a diarreia, como a dor abdominal, além de eliminar os micro-organismos que podem estar na sua origem, devido à sua ação antimicrobiana. Por isso, pode ser ingerida para tratar a gastroenterite e a desinteria infantil. Por ter forte propriedade antidiarreica, devido ao seu elevado conteúdo de taninos, a goiaba deve ser evitada por quem sofre com prisão de ventre.

4. Melhora a saúde do coração

Por conter fibras, potássio, vitamina C e licopeno (o último presente nas frutas com polpa vermelha), o consumo frequente da goiaba ajuda na manutenção dos níveis aceitáveis do colesterol considerado “ruim” no corpo, além de melhorar a saúde cardíaca. O licopeno é um carotenoide que possui elevada atividade antioxidante, com capacidade de diminuir os radicais livres do organismo. Esse tipo de antioxidante protege as membranas celulares, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

5. Previne a anemia

A goiaba facilita a absorção de ferro da dieta, permitindo evitar casos de anemia por falta de ferro, especialmente quando é consumida junto de alimentos ricos em ferro, como marisco, gema de ovo ou espinafres.

6. Previne câncer

A vitamina C, um importante antioxidante, ajuda a proteger as células dos danos dos radicais livres: as pessoas que consomem grandes quantidades de vitamina C pelos alimentos geralmente têm taxas mais baixas de muitos tipos de câncer,  como de pulmão, mama e cólon.

7. Ajuda manter a saúde da pele

Comer goiaba, principalmente a vermelha ou rosa, é excelente para a pele, pois contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele e a prevenir o envelhecimento precoce, que resulta em perda de elasticidade e rugas.

8. Melhora a visão

A vitamina A presente na goiaba evita a degradação da visão e ainda melhora a saúde ocular, pois mantém a córnea saudável e limpa, protegendo as células dos olhos.

9. Melhora a digestão

A goiaba é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além disso, quando se ingere com casca, ajuda a combater a acidez do estômago, sendo excelente para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

Facebook Comments

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.